Bursite de cotovelo

Bursite no cotovelo, também chamada de bursite olecrânio, é um dos tipos mais comuns de bursite. A bolsa situada no exterior da ponta do cotovelo, a chamada bursa olecrânio, pode tornar-se inflamada e inchada.

Quando isso acontece, é diagnosticado como bursite do cotovelo ou bursite olécrano. Os principais sintomas da bursite do cotovelo incluem inchaço visível na ponta do cotovelo.

A dor pode ou não acompanhar o inchaço. Porque ela pode ser causada por várias vezes descansar peso sobre o cotovelo, bursite olécrano ganhou apelidos como cotovelo do aluno ou o cotovelo de mineiro.

O que é bursite de cotovelo?

Bursite de cotovelo ocorre na bursa olecrânio, um escorregadio saco fino, cheio de fluido, que serve tanto como uma almofada e um lubrificante entre a pele e a ponta óssea do cotovelo (olecrânio).

A bolsa olecrânio desenvolve algum tempo depois de 7 anos. É composto por uma fina membrana externa, chamada uma membrana sinovial, e um fluido interior, denominado fluido sinovial.

Bursite ocorre quando a membrana sinovial torna-se irritada e inflamada. Um caso grave de bursite do cotovelo pode causar a bursa inflamada olecranon a inchar para 6 ou 7 cm de comprimento por 2,5 cm de largura, tornando-se como um pequeno ovo ou bola de golfe sob a pele.

Tal inchaço específico do local visível pode fazer bursite de cotovelo fácil de diagnosticar. Menos óbvia pode ser porque um indivíduo em particular tem bursite do cotovelo e se a bursite é séptica (causada por infecção) ou não.

Como tratar bursite de cotovelo?

A maioria dos casos de bursite do cotovelo não estão infectados e podem ser eficazmente tratados com auto-cuidado focado em evitar atividades e posições que irá agravar a situação, bem como repouso, gelo, elevação, e, possivelmente, ibuprofeno ou outros medicamentos anti-inflamatórios. 

Alguns casos de bursite do cotovelo será contínuo e requerem mais cuidados médicos, como a aspiração do excesso de líquido com uma agulha, injeção de corticóide, e raramente, a cirurgia para remover a bursa inflamada.

Se o cotovelo estiver vermelho ou quente, a pessoa tem calafrios ou febre, ou se o cotovelo é concurso ou doloroso, em seguida, a bursite pode ser causada por uma infecção.

Esta infecção é chamada bursite séptica, e a bolsa infectada pode, eventualmente, preencher com pus e a infecção pode disseminar para outras áreas do corpo.

Nestes casos, o tratamento médico imediato para a infecção é importante.

Conheça nossos e-books: