Bursite metatarsiana

Bursite é uma condição muito comum do pé que pode causar dor e desconforto a cada passo. A bursite pode ocorrer nas articulações do lado do pé, no calcanhar e ao redor do tornozelo.

Embora haja apenas um pequeno número de bursas que ocorrem naturalmente no pé, o corpo cria mais bursas em áreas onde a pressão e atrito é grande.

Enquanto andamos, corremos ou saltamos, a superfície do solo e os sapatos que usamos desempenham um papel importante na quantidade de trauma da experiência dos pés.

Cada passo pode causar uma pequena quantidade de danos para uma determinada área do pé que pode aumentar o risco de bursite.

Bursas no Plantar e Dedos do Pé

Desde que os pés levam uma carga tremenda como nós vamos sobre nossas tarefas diárias, existem vários pontos do pé que pode desenvolver bursite devido à pressão adicional e fricção.

As principais bursas no pé que são afetadas pela bursite incluem a bursa metatarso, a bursa metatarsophalangeal, e a bursa calcâneo, no entanto, outras bursas podem se desenvolver e se tornar inflamadas, onde o pé requer excesso de amortecimento.

A bolsa metatarso está localizada na base dos dedos do pé na parte inferior do pé. Esta bursa pode ser irritada quando um osso metatarso leva mais carga do que os outros.

Quando isto acontece, o tecido mole entre no osso e a pele torna-se comprimida e inflamação na bursa pode começar.

Andar descalço em uma madeira ou chão de azulejos sem amortecimento irá aumentar visivelmente a dor devido à pressão direta sobre a bursa metatarso.

A bursite pode ocorrer no topo dos dedos do pé, também. Aqueles que sofrem de condições como hammertoe freqüentemente desenvolvem bursite como uma condição secundária.

Uma articulação do dedo anormal pode causar fricção excessiva contra sapatos. A fricção constante fará o concurso do dedo do pé, inchado e vermelho como bursite.

O uso de sapatos é doloroso e até mesmo a pressão de vestir meias pode causar dor e desconforto. Bursite Intermetatarsiano ocorre quando a pequena bolsa entre os dedos do pé (metatarsos) tornam-se comprimidas.

Sapatos apertados e estreitos podem ser a causa, no entanto, pode ocorrer naturalmente à medida que envelhecemos e os arcos em nossos pés começam a se achatar.

Como os arcos caem, os metatarsos colocam mais pressão sobre as bursas que separam os dedos do pé.

Nesta situação, o inchaço é raro, mas a dor geralmente viaja até os dedos dos pés. Vestir sapatos mais largos e suportes em seus sapatos pode diminuir a pressão sobre as bursas e ajudar a aliviar a dor.

A bolsa metatarsofalângica está localizada na parte interna do pé próximo do dedo grande do pé. Esta bursa é um local comum para desenvolver bursite, pois é onde um joanete (osso metatarso alargado) faz o excesso de fricção.

Naturalmente, uma bolsa por um joanete pode tornar inflamada com o excesso de atrito na área. Pacientes que sofrem de bursite na bursa metatarsophalangeal muitas vezes têm dificuldade em encontrar sapatos que não agravam a dor e, por vezes, recorrem a abrir sapatos que não cobrem a bursa dolorosa.

Na parte inferior do calcanhar encontra-se a bolsa do calcâneo. Bursite é comum nesta bursa devido à diminuição da espessura da camada de gordura no calcanhar ao longo do tempo.

O micro-trauma no calcanhar sofre a cada passo, eventualmente, torna-se muito e a bursa fica inflamada.

Este tipo de bursite pode ser difícil de tratar, devido a uma pressão constante sobre o calcanhar. Sem descanso e reabilitação adequada, bursite pode tornar-se um problema crônico no calcanhar. 

Almofadas de salto e órteses com espuma extra no calcanhar pode ajudar a aliviar a pressão, mas como com esses outros tipos de bursite no pé, compressão frio e terapia são recomendados para uma recuperação mais rápida e para evitar bursite de tornar-se um incômodo.

Quais são os sintomas de bursite do pé

O sinal mais reconhecível de bursite é inchaço causado pelo alargamento da bursa. Este inchaço é a acumulação do excesso de líquido na bursa.

Quando você sofre de bursite normalmente você vai sentir dor na área da bursa inflamada. Se tendinite também está presente, a dor pode irradiar para longe da bursa.

Pressão direta sobre uma bursa inflamada irá aumentar a dor, e deverá ser evitado se possível. Como a bursa torna-se mais inflamada você vai experimentar inchaço e calor.

Em casos graves, a bursa aparecerá como um solavanco e é geralmente vermelho, aparecendo extremamente sensível e doloroso.

Inchaço pode causar dificuldades de mover seus dedos do pé, pé, tornozelo ou a amplitude de movimento nas articulações do pé que você foi afetado.

Você também pode experimentar fraqueza nos tendões e músculos ao redor da bursa como a dor piora e há inflamação nas margens de área.

É importante tratar a bursite nas fases iniciais para reduzir os sintomas, minimizar os danos e manter o movimento e força no seu pé.

Descansando seu pé, usando amortecimento adequado e calçado confortável, e reduzir quaisquer atividades que agregam pressão sobre a sua bursa vai ajudar a reduzir a dor e inflamação da bursite.

Quando em repouso, o fluido na bursa diminui, ajudando a reduzir a pressão e dor. Ao tratar seu pé com bursite nos estágios iniciais com a terapia de compressão fria e Fluxo Sanguíneo Stimulation Therapy, você é mais propenso a evitar danos a longo prazo e condições crônicas de configuração.

O que causa bursite no pé?

Bursite é causada quando ocorre uma inflamação e excesso de fluido se acumula em uma ou várias bursas.

Esta acumulação do excesso de líquido pode ser causada por muitos fatores diferentes. O fator mais importante é a bursa se tornar inflamada devido à tensão ou alguma coisa (como um músculo, osso ou tendão) esfregando contra ela muito difícil.

Quem está em risco?

Pronação anormal, ou o quanto o seu pé rola quando você pisa, pode causar as articulações para se mover de maneiras que não são supõe para adicionar pressão sobre as bursas.

Isto pode causar irritação e inflamação e pode começar a causar dor nas bursas, bem como no tecido circundante.

Torcer o tornozelo a maneira incorreta ou se mover muito rapidamente pode fazer com que a bursa belisque resultando em um saco de bursa inflamado também.

Vestir calçado desconfortável ou inadequado durante todo o dia ou durante a prática de esportes também aumenta a sua chance de desenvolver bursite em seus pés e dedos.

O uso de sapatos adequados com amortecimento fará com que seus pés se sentam melhores e reduza o risco de bursite.

Outras causas de bursite no pé incluem:

O uso excessivo de uma articulação - Isto pode causar a bursa para se tornar inflamada através sendo usada demais.

Prolongado stress sobre uma bursa - Isto pode fazer com que o tecido circundante comprima a bolsa, o que pode provocar uma inflamação.

Atividades / Esportes (tais como longas caminhadas ou patinação no gelo) - estes podem causar muito estresse para ser colocado sobre a bursas.

Torcer uma articulação / Mover um conjunto muito rapidamente - Isso pode beliscar a bursa, resultando em inflamação.

Alternativamente, bursite pode ser provocada por bactérias. Neste caso, ela é conhecida como a bursite séptica.

Bursite séptica é geralmente acompanhada por febre devido à infecção na bursa e tem de ser tratada com antibióticos.

Em qualquer caso, a primeira coisa que você deve fazer se você acha que tem bursite é consultar o seu médico para um diagnóstico e aconselhamento sobre um tratamento que é certo para você.

Você realmente tem bursite no pé?

Visitar seu médico quando você tem dor de Aquiles é sempre recomendável, pois há muitos problemas possíveis que podem acontecer dentro do pé. 

Às vezes, um conjunto de sintomas pode resultar em múltiplos diagnósticos.

Neuroma de Morton. Dor ardente na bola do pé que pode irradiar para os dedos dos pés. A dor geralmente se intensifica com a atividade ou o uso de sapatos.

Às vezes você sente que você está "andando sobre uma bola de gude", e você tem dor persistente na bola do seu pé. 

Você também pode ter dormência nos dedos dos pés. O espessamento do tecido que circunda o nervo digital que conduz aos dedos dos pés.

Causado pela irritação, trauma ou pressão excessiva e neuroma de Morton a desenvolve com mais freqüência entre o terceiro e quarto dedos.

Metatarsalgia. Dor na "esfera de seu pé", a área entre o arco e os dedos dos pés. Esta dor da bola-de-pé é muitas vezes localizada sob o 2ª, 3ª e 4ª ossos longos do pé (metatarsos) ou em algum momento mais na base do dedão do pé (primeira cabeça do metatarso).

Uma lesão comum excessiva, tensão persistente pode levar a irritação e inflamação da cobertura do osso e dos tecidos circundantes, tais como ligamentos e tendões.

Sesamoiditis irá ocorrer quando há dor e inflamação nos tendões sesamóides que encapsulam os ossos sesamóides.

Você pode sentir dor que vem e vai na bola do pé logo abaixo do dedão do pé conjunta. Esta dor vai construir-se ao longo do tempo, em vez de acontecer durante a noite.

Inchaço da bola do pé e hematomas podem ou não estar presentes. Você pode notar gama de alterações de movimento e começar a ter dificuldade em dobrar ou endireitar o dedão do pé.

Fascite plantar normalmente começa como uma dor surda e, em seguida, progride para, uma dor aguda ou sensação latejante constante que é pior quando você coloca o peso em seu pé.

Maioria das áreas sensíveis tendem a estar no centro do seu calcanhar e ao longo do interior e na parte inferior do seu pé em direção a seus dedos do pé, onde o seu calcanhar e arco se encontram.

Ele é agravado quando você move os dedos dos pés para cima. Fasceíte plantar é uma inflamação da fáscia plantar, o tecido ao longo da parte inferior de seu pé que conecta o osso do calcanhar para os dedos dos pés, e suporta o arco do seu pé.

Como você trata bursite no pé? 

Aliviar os sintomas de bursite inicialmente se concentra em tomar a pressão fora da bursa. Isto pode ser feito com amortecimento adequado, inserções, ou calçado, mas pode necessitar de cirurgia se for um problema da formação óssea (isto é, deformidade de Huglund).

Se a bursite é causada por uma infecção (bursite séptica), o médico irá provavelmente drenar a bursa com uma agulha e prescrever antibióticos para tratar a infecção.

Para bursite não infecciosa, o tratamento preliminar começa com opções não-operatórias tais como a terapia de compressão fria e Fluxo Sanguíneo Stimulation Therapy.

A cirurgia para remover a bursa inflamada normalmente não é necessária para a bursite, no entanto, se você deixar de ver uma melhoria com o tratamento conservador, o médico pode recomendar a cirurgia para remover a bursa completamente.

Embora isso elimina o problema de uma bursa inflamada, você é deixado com menos amortecimento no seu conjunto que pode levar a uma série de outras condições.

O fator mais importante na cura da bursite é descansar seu pé. Isso pode ser difícil quando você tem que continuar com as atividades diárias, mas descansar e elevar o seu pé sempre que você pode é recomendado.

Durante sua recuperação, você provavelmente terá de modificar ou evitar as atividades que enfatizam sua bursa até que sua dor e inflamação sumam.

Os tratamentos devem envolver diminuir o inchaço, aliviar a dor e estresse no pé, corrigir qualquer disfunção biomecânica (over-pronação ou pés chatos), tratamento de cicatrizes, e em seguida, restaurar a força e movimento.

Se você estiver realizando uma atividade que poderia causar mais trauma à bursa, recomenda-se que você proteja a área com estofamento e / ou calçado adequado para evitar mais irritação ou danos.

Conheça nossos e-books: