Bursite no manguito rotador

Lesões do manguito rotador incluem tendinite e lágrimas parciais ou completas; bursite subacromial pode resultar de tendinite.

Os sintomas são dor na região do ombro e, com lágrimas graves, fraqueza. O diagnóstico é pelo exame e, às vezes, o teste de diagnóstico.

O tratamento inclui NSAIDs, a manutenção da amplitude de movimento e exercícios de fortalecimento do manguito rotador.

O manguito rotador, que consiste dos músculos supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular (SITS), juntamente com os bíceps e tríceps, ajuda a estabilizar a cabeça do úmero na fossa glenóide da escápula durante os movimentos de braços aéreos (por exemplo, lançamento, natação , halterofilismo, servindo em desportos de raquete).

Etiologia

Lesão do manguito rotador pode ser uma lesão esportiva aguda ou crônica, mas comumente ocorre por razões não relacionadas às atividades esportivas e em pessoas sem história de uso excessivo.

Uma estirpe do manguito rotador é uma única lesão aguda, traumática para os músculos. A tendinite normalmente resulta de choque crônico do tendão supra-espinhal entre a cabeça do úmero e do arco coracoacromial (acrômio, articulação acromioclavicular, processo coracóide, e ligamento coracoacromial).

Atividades que exigem o braço para ser movido sobre a cabeça repetidamente, como pitching de beisebol, levantamento de pesos pesados ​​por cima do ombro, servir a bola em esportes de raquete, e natação estilo livre, borboleta ou costas, aumenta o risco.

O tendão SE está pensado para ser particularmente susceptível porque tem uma região vascularizada-sob perto da sua inserção na tuberosidade maior.

A reação inflamatória e o edema resultante estreita ainda mais o espaço subacromial, acelerando irritação ou dano.

Se o processo não for interrompido, a inflamação resultante pode conduzir à rotura parcial ou total do manguito rotador.

Tendinite do manguito rotador é comum entre os mais velhos (> 40 anos) que não são atletas, pela mesma razão.

Bursite subacromial (inflamação, edema, fibrose e a área bursal acima do manguito rotador) geralmente resulta de tendinite do manguito.

Sintomas e Sinais

Bursite subacromial, tendinite do manguito rotador, e lágrimas parciais do manguito rotador causam dor no ombro, especialmente quando o braço é movido em cima.

A dor geralmente é pior entre 60° e 120° (arco doloroso do movimento) de abdução do ombro ou flexão e é geralmente mínimos ou ausentes em < 60 ° ou > 120 °.

A dor pode ser descrita como uma dor surda que está mal localizada. Lágrimas completas do manguito rotador resultam em dor aguda e fraqueza do ombro.

Em lágrimas maiores do manguito rotador, a fraqueza da rotação externa é particularmente evidente.

Diagnóstico

  • Exame físico
  • Às vezes, ressonância magnética ou artroscopia

O diagnóstico é pela história e exame físico, incluindo manobras provocativas. O manguito rotador não pode ser palpado diretamente, mas pode ser avaliado indiretamente por manobras provocativas que testam seus componentes musculares individuais; dor significativa ou fraqueza é considerada um resultado positivo.

O supra-espinhal é avaliado por ter o paciente resistir à pressão descendente sobre os braços estendidos para a frente em flexão com os polegares apontando para baixo (lata vazia, ou teste de Jobe).

A infra e redondo menor são avaliados por ter o paciente resistir à pressão da rotação externa com os braços estendidos para os lados com os cotovelos flexionados a 90 °; esta posição isola a função muscular do manguito rotador e de outros músculos, tais como o deltóide.

Fraqueza durante este teste sugere disfunção significativa do manguito rotador (por exemplo, uma lágrima completa).

O subescapular é avaliado por ter o paciente com a mão atrás nas costas com as mão descansando na parte traseira mais baixa.

O examinador levanta a mão para fora da parte inferior das costas. O paciente deve ser capaz de manter a mão para fora da pele do dorso (teste de decolagem Gerber).

Os testes Neer cheques para choque dos tendões do manguito rotador sob o arco coracoacromial. Ele é feito colocando o braço em flexão para a frente forçada (braço levantado em cima) com o braço totalmente pronado.

O teste Hawkins também verifica a existência de impacto. Isto é feito por elevação do braço a 90°, a flexão do cotovelo de 90°, e, em seguida, à força de rotação do ombro internamente.

O teste de raspagem Apley avalia a gama do ombro combinado de movimento por ter a tentativa do paciente para tocar a escápula oposta: Alcançar cima, por trás do pescoço, e para a escápula oposta com as pontas dos dedos na testa e rotação externa; chegando em, por trás das costas, e em toda a escápula oposta com as costas da mão testando a adução e rotação interna.

Outras áreas que podem ser a fonte de dor no ombro incluem o acromioclavicular e esternoclavicular, coluna cervical, tendão do bíceps, e escápula.

Estas áreas devem ser avaliadas por qualquer ternura ou deformidade indicando um problema nessas áreas.

O pescoço é examinado como parte de qualquer avaliação do ombro porque a dor pode ser encaminhada para o ombro da coluna cervical (principalmente com radiculopathy C5).

Suspeita de lesão do manguito rotador pode ser melhor avaliado com IRM e um breve curso de tratamento conservador não resultar na resolução dos sintomas.

Tratamento

  • NSAIDs
  • Exercícios
  • Às vezes a cirurgia

Na maioria dos casos de tendinite e bursite, descanso, AINEs e exercícios de fortalecimento do manguito são suficientes.

As injeções de corticosteróides no espaço subacromial são ocasionalmente indicadas (por exemplo, quando os sintomas são agudos e graves ou quando o tratamento prévio foi ineficaz).

A cirurgia pode ser necessária em bursite crônica que é resistente ao tratamento conservador para remover o excesso de osso e diminuir o choque.

A correção cirúrgica pode ser recomendada se a lesão do manguito rotador é grave (por exemplo, uma lágrima completa).

Pontos chave

O manguito rotador é composto do supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e músculos subescapular; estes músculos ajudam a estabilizar a cabeça do úmero durante os movimentos de braços aéreos (por exemplo, lançamento, natação, halterofilismo, servindo em desportos de raquete) e ajudar na elevação e rotação do ombro.

Músculos do manguito rotador podem ser rasgados agudo; instabilidade do ombro, fraqueza, ou choque mecânico no espaço subacromial pode causar tendinite (em particular do tendão supra-espinhal) e resultar em bursite subacromial.

O diagnóstico geralmente é feito pelo exame, mas alguns pacientes necessitam de ressonância magnética e /, ou artroscopia.

Tratar com NSAIDs, descanso e exercícios do manguito rotador. A correção cirúrgica pode ser recomendada se a lesão é grave (por exemplo, uma lágrima completa).

Conheça nossos e-books: