Bursite supra patelar

A bolsa suprapatelar é vulnerável a lesões de ambos trauma agudo e microtraumas repetidos. A bolsa suprapatelar estende superiormente por baixo da patela sob o músculo quadríceps femoral.

Esta bolsa pode existir como um único saco bursal ou, em alguns pacientes, como uma série de sacos multisegmentar que podem ser loculados na natureza.

As lesões agudas freqüentemente assumem a forma de trauma direto para a bursa via quedas diretamente sobre o joelho ou de fraturas patelares, bem como de lesões por excesso de uso, incluindo correr em superfícies macias ou irregulares, ou de trabalhos que exigem rastejar sobre os joelhos, como colocação de alcatifa.

Se a inflamação da bursa suprapatelar se torna crônica, a calcificação da bursa pode ocorrer. O paciente que sofre de bursite suprapatelar freqüentemente queixa-se de dor no joelho anterior acima da patela que pode irradiar superiormente na coxa anterior distal.

Muitas vezes, o paciente será incapaz de ajoelhar-se ou descer as escadas. O paciente pode também se queixar de uma sensação aguda com amplitude de movimento do joelho, especialmente no primeiro decorrente.

Bursite suprapatelar muitas vezes coexiste com artrite e tendinite do joelho, e esses outros processos patológicos podem confundir o quadro clínico.

SINAIS E SINTOMAS

O exame físico pode revelar ponto de ternura no anterior do joelho logo acima da rótula. Flexão passiva, bem como extensão resistida ativa do joelho irá reproduzir a dor.

A liberação repentina de resistência durante essa manobra irá aumentar consideravelmente a dor. Pode haver inchaço na região suprapatelar com sentimento pantanoso à palpação.

Ocasionalmente, a bolsa suprapatelar pode ser infectada com sintomas resultantes sistêmicos, como febre e mal-estar, bem como os sintomas locais, incluindo rubor, cor e dolor.

Devido à anatomia única da região, não só a bolsa suprapatelar, mas também os tendões associados e outras bursas do joelho podem se tornar inflamados e confundir o diagnóstico.

A bolsa suprapatelar estende superiormente por baixo da patela sob o músculo quadríceps femoral e seu tendão.

A bursa é mantida no lugar por uma pequena porção do músculo vasto intermédio chamado o músculo articularis gênero.

Tanto o tendão do quadríceps e a bolsa suprapatelar estão sujeitos ao desenvolvimento da inflamação após o uso excessivo, uso indevido, ou trauma direto.

O tendão do quadríceps é feito de fibras de quatro músculos que compõem o músculo quadríceps: vasto lateral, o vasto intermédio, vasto medial e reto femoral. 

Estes músculos são os extensores primários dos membros inferiores no joelho. Os tendões desses músculos convergem e se unem para formar um único tendão extremamente forte. 

As funções da patela como um sesamóides dentro do tendão quadríceps, com fibras de expansão em todo o tendão patelar para formar o retináculos patela medial e lateral, ajudam a fortalecer a articulação do joelho.

Estas fibras são chamadas expansões e são vulneráveis ​​a tensão, e o tendão adequado está sujeito ao desenvolvimento de tendinite.

O suprapatellar, infrapatellar, e bursas prepatellar também podem se tornar inflamadas concomitantemente com disfunção do tendão do quadríceps.

Deve-se lembrar que tudo o que altera a biomecânica normal do joelho, pode resultar em inflamação da bursa suprapatelar.

TRATAMENTO

Um curso curto de terapia conservadora que consiste de analgésicos simples, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides ou inibidores-cycloocygenase 2 e uma cinta de joelho para evitar o agravamento do trauma é um primeiro passo razoável no tratamento de pacientes que sofrem de bursite suprapatelar.

Se o paciente não experimenta uma rápida melhora, a seguinte técnica de injeção é um passo razoável.

Os objetivos desta técnica de injeção são explicados ao paciente. O paciente é colocado em decúbito dorsal com um cobertor enrolado debaixo do joelho para flexionar suavemente a articulação.

A técnica de injeção descrita é extremamente eficaz no tratamento da dor secundária a bursite suprapatelares.

O uso de modalidades físicas, incluindo o calor local, bem como gama suave de exercícios de movimento devem ser introduzidos vários dias após o paciente ser submetido a esta técnica de injeção para dor de bursite suprapatelar.

Exercícios vigorosos devem ser evitados, pois irá agravar a sintomatologia do paciente. Analgésicos simples e drogas anti-inflamatórias não-esteróides podem ser utilizados concorrentemente com esta técnica de injeção.

Conheça nossos e-books: