Bursite no metatarso

Há 28 ossos do pé, e mais de 30 articulações. Os ossos do pé incluem as falanges, os metatarsos, três ossos cuneiformes, o osso cubóide e osso navicular, que compõem o arco do pé, o calcâneo (osso do calcanhar), e o tálus.

Articulações do pé incluem a articulação, a articulação talonavicular, a articulação calcâneo, as articulações metatarsocuneiform, e as articulações metatarsophalangeal.

Bursa

A bolsa é um saco cheio de fluido que serve para reduzir o atrito entre os tendões, e entre tendões e ossos.

Bursas são estruturas importantes nas articulações do pé, porque elas garantem as estruturas de cada jogada conjunta sem problemas.

Bursa pode se tornar inflamada devido ao uso excessivo ou estresse, causando dor e dificuldade para mover a articulação confortavelmente.

As maiores bursas no pé são a bursa do calcâneo, bursa metatarsal, bursa intermetatarsal e a bursa metatarsophalangeal.

Bursa calcâneo (calcanhar): Há duas bolsas na parte de trás do pé, perto do calcâneo (calcanhar) de osso; elas são a bursa retrocalcaneal (chamada a bursa calcâneo subtendinous) e a bursa Aquiles (chamada a bursa calcâneo subcutânea.)

Dor de inflamação de qualquer uma destas bursa irá ocorrer na parte de trás da área do pé e do calcanhar.

Bursa do Metatarso: Existem bursas localizadas nas articulações do metatarso. Existem cinco ossos metatarsos do corpo do pé, cada uma das quais satisfazem os ossos cuneiformes em uma das articulações metatarsocuneiform.

Os ossos metatarsos desempenham um papel importante na propulsão e apoio do pé, e danos na bolsa podem inibir o movimento do pé.

Bursa Intermetatarsiana: Há quatro bursas intermetatarsais. Estas estão localizadas entre os tendões do pé interósseos, acima do ligamento metatársico transversal profundo, no corpo do pé.

O uso de sapatos que são demasiado apertados ou estreitos pode causar inchaço destas bursas.

Bursa metatarsophalangeal: As articulações metatarsophalangeal ocorrem onde os ossos metatarsos atendem as falanges ou dedos do pé.

A grande articulação do dedo, ou a primeira articulação metatarsofalângica, é propensa a lesões. A bursa associada a estas articulações pode se tornar inflamada, causando dor nos dedos dos pés e parte dianteira do pé.

Causas

  • Um golpe direto na bursa pode produzir inflamação e irritação.
  • Uma queda.
  • A pressão constante sobre a bolsa a partir do uso de calçado apertado.
  • Repetida lesão por esforço na bursa e tendões (particularmente o tendão de Aquiles) a partir de um elevado nível de atividade, o que também pode causar tendinite, além de bursite.
  • As complicações da artrite reumatóide, osteoartrite ou gota.
  • Infecção da bolsa ou pé.
  • Bursa pode tornar-se inchada como resposta a outras condições de pé.

Sintomas

  • Dor e sensibilidade através da localização da bursa
  • Inchaço
  • A perda de movimento do pé
  • Dor com atividades que enfatizam a bursa como caminhar, saltar, correr ou atividades que causam estresse nos tendões que são lubrificados pelo bursa.

Intervenções médicas

  • Evitar atividades que produzem a dor ou o estresse da bursa e os tendões associados (saltar, correr, etc.)
  • RICE: (repouso, gelo, compressão, elevação) devem ser utilizados para reduzir o stress na bursa
  • Utilizar de gelo para reduzir a inflamação e dor.
  • (Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides) AINEs
  • Fisioterapia
  • Drenagem do fluido na bolsa para casos graves. Fluido pode ser verificado para possível infecção.
  • Antibiótico no caso de infecções da bursa
  • Injecções de esteróides em casos não responsivos
  • A cirurgia para remover bursa pode ser indicada em casos extremos, se o problema se torna crônico.

Fisioterapia

Fisioterapeutas são profissionais, educados e treinados para administrar intervenções. Tal como definido pelo guia para a prática do fisioterapeuta, as intervenções são o uso hábil e intencional de métodos de fisioterapia e técnicas para produzir alterações compatíveis com o diagnóstico, prognóstico e o paciente ou os objetivos do cliente.

A terapia física para uma bursite de pé deve permanecer conservadora no início, a fim de não agravar a condição.

A ênfase será colocada em repouso, reduzindo a inflamação e aumentar a circulação sanguínea para a cura.

Uma vez que a inflamação inicial reduziu, um programa de alongamento e fortalecimento será iniciado para restaurar o movimento completo e melhorar a força para reduzir o stress sobre os tendões e articulações do pé.

Fisioterapia

Intervenções fisioterápicas comuns no tratamento da bursite do pé incluem:

Técnica manual terapêutica (MTT): as mãos sobre os cuidados incluindo massagem de tecidos moles, alongamento e mobilização articular por um fisioterapeuta para recuperar a mobilidade e amplitude de movimento do pé.

O uso de técnicas de mobilização também ajudam a modular a dor.

Exercícios terapêuticos (TE), incluindo alongamento e fortalecimento muscular para recuperar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos do pé de apoio, estabilizar e diminuir as tensões colocadas na bursa e os tendões das articulações do pé.

Reeducação Neuromuscular (RMN) para restaurar a estabilidade, voltar a treinar o membro inferior e melhorar as técnicas de movimento e mecânica (por exemplo, correr ou pular) da extremidade inferior para reduzir o stress envolvido na bursa e os tendões nas atividades diárias.

Modalidades, incluindo o uso de ultra-som, estimulação elétrica, gelo, laser frio e outros para diminuir a dor e inflamação da bursa envolvida.

Programa de casa, incluindo o fortalecimento, alongamento e exercícios de estabilização e instruções para ajudar a pessoa a realizar tarefas diárias e avançar para o próximo nível funcional.

Prognóstico

Em geral, os pacientes respondem bem ao tratamento conservador do pé com bursite. É importante que uma vez que a dor e a inflamação é reduzida e a força de movimento é restaurada o doente, gradualmente, retorna de volta para plena atividade.

Instrução em atividades diárias ou o desempenho esportivo é útil para reduzir a chance de uma recorrência da bursite.

Na maioria dos casos retorno completo à atividade será de 2-6 semanas dependendo da gravidade da condição.

Como medida preventiva indivíduos devem:

  • Fazer modificações em trabalho ou atividades diárias, tais como evitar posições que enfatizam a bursa ou usar equipamento de proteção para evitar a pressão prolongada ou golpes inesperados na bursa.
  • Manter a força e flexibilidade para reduzir o stress na bursa e dos tendões do pé.
  • Evitar atividades altamente repetitivas sempre que possível.
  • Usar calçado apropriado para reduzir o stress nos tendões, articulações e bursa do pé.

Conheça nossos e-books: