Bursite escapular

Especialistas estimam que 65% das pessoas experimentam dor no ombro em algum momento de suas vidas, e um problema comum é bursite.

Bursite no ombro ocorre quando a grande bursa perto da parte superior do ombro torna inflamada. Estruturas de tecido mole não-ósseas do ombro, tais como os músculos, ligamentos, tendões e bursassão embalados em conjunto, de modo que a sua saúde é interdependente.

Se um for danificado outros são propensos a seguir. Portanto, a bursite do ombro pode ser o resultado de outros problemas de ombro, bem como a causa de problemas novos.

O que é bursite no ombro?

Bursite no ombro normalmente causa sensibilidade no ombro exterior, especialmente quando levantar o braço acima da cabeça.

Uma pessoa com bursite no ombro pode achar que é doloroso levantar o braço, vestir-se, ou colocar pressão no lado do ombro afetado.

Bursa Subacromial do ombro é a maior bursa no corpo e é susceptível a bursite. Ela está localizada abaixo de uma parte da omoplata chamada acromion (daí o nome "sub acromiale").

Se esta bursa fica inflamada é chamado de bursite no ombro ou bursite subacromial. Um diagnóstico de bursite no ombro é muitas vezes acompanhado por um diagnóstico de tendinite ou síndrome do impacto do ombro.

Estas são condições distintas, mas muitas vezes se sobrepõem pois afetam o tecido mole ao redor da articulação do ombro.

Bursa subacromial

O acrômio é a parte superior da escápula e forma o topo do ombro exterior. O acrômio paira acima, mas não toca os ossos que formam a bola-e-soquete comum do ombro (articulação glenoumeral). 

Imprensado entre o acrômio e articulação do ombro são os músculos do manguito rotador, que controlam o movimento do braço e tendões, que ligam os músculos aos ossos.

A bursa subacromial fornece uma almofada e reduz o atrito entre os músculos e tendões do ombro e do acrômio.

Quando uma bursa subacromial torna-se irritada pode engrossar apenas uma quantidade pequena. Esta pequena alteração pode causar dor, embora o inchaço pode não ser evidente.

Tendinites e Síndrome do Impacto do Ombro

Um tendão é um tecido fibroso que liga o músculo dos ossos. Os tendões são flexíveis, mas não muito elásticos, e pode tornar-se rasgado ou danificado.

Quando um tendão danificado torna-se inflamado e inchado é chamado tendinite. Síndrome do impacto do ombro é um termo genérico que descreve a beliscar dolorosa de tecido mole entre bola-e-soquete comum do ombro (articulação glenoumeral) e acrômio.

É o resultado de inchaço do tecido mole no ombro. Às vezes, o inchaço de bursite ou tendinite do ombro pode causar síndrome do impacto do ombro.

Síndrome do impacto do ombro outras vezes é causada por outra condição, como artrite acromioclavicular ou lágrimas do manguito rotador.

Quando isso acontece, o choque pode irritar a bursa e os tendões, eventualmente resultando em bursite ou tendinite.

Estima-se que até 90% dos casos de bursite no ombro originam de lágrimas nos músculos do manguito rotador.

Alguns pesquisadores sugeriram acabar com o rótulo de "síndrome do impacto do ombro", porque a imagiologia médica de hoje (por exemplo, ultra-sonografia e ressonância magnética) permite diagnósticos mais precisos.

Bursite do ombro fossa séptica

Bursite do ombro séptica, em que a bolsa está infectada, é incomum, mas pode ser grave. Pessoas com bursite séptica do ombro vão experimentar os mesmos sintomas descritos acima e também podem se sentir cansados, febris, e doentes, e observar calor e vermelhidão no ombro.

Qualquer pessoa com bursite séptica no ombro deve procurar atendimento médico para ser tratado com antibióticos para prevenir a propagação da infecção na corrente sanguínea.

Conheça nossos e-books: