Bursite do tendão de aquiles

Bursite de Aquiles, também conhecida como bursite retrocalcaneal, é uma dor no pé comum em atletas, nomeadamente os corredores.

Muitas vezes pode ser confundido com tendinite de Aquiles ou também pode ocorrer em conjunto com tendinite de Aquiles.

Sintomas

Os sintomas incluem dor na parte de trás do calcanhar, especialmente quando correndo para cima ou sobre superfícies macias.

Haverá ternura e inchaço na parte de trás do calcanhar, que pode tornar difícil a usar determinados tipos de calçado.

Ao pressionar os lados e para trás dos calcanhares, uma resistência esponjosa pode ser sentida.

O que é bursite de Aquiles?

A bursa é um pequeno saco de fluido que fica entre um tendão e um osso para ajudar o tendão mover-se suavemente sobre o osso.

A bursa retrocalcaneal fica situada nos pés entre o tendão de Aquiles e o calcâneo ou osso do calcanhar.

Com trauma repetido a bursa pode se tornar inflamada. Tendão de Aquiles com bursite é muitas vezes confundido com tendinite de Aquiles.

É possível que o atleta tenha tanto tendinite e bursite no tendão de Aquiles, ao mesmo tempo que é conhecido como síndrome de Haglund.

Tratamento

O que pode o atleta fazer?

Descanse o pé, abstendo-se de atividade, tanto quanto possível até que os sintomas facilitem, e aplique a terapia fria ou gelo.

O gelo não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, pois pode causar queimaduras de gelo, finalize o bloco de gelo em uma toalha de chá molhada.

Compressas quentes e frias disponíveis são frequentemente mais convenientes do que usar gelo cru. Taping a bolsa com uma almofada em forma de anel para tirar um pouco da pressão de calçado pode ajudar.

O que um especialista em lesões esportivas ou médico pode fazer?

Um médico pode prescrever anti-inflamatória por exemplo, medicação ibuprofeno para reduzir a dor e inflamação.

Aplicar eletroterapia, como o ultra-som pode reduzir a inflamação e inchaço. A injeção de esteróides seguido de 48 horas de repouso pode ser dada para casos persistentes.

Se a bursite é particularmente ruim e não responde ao tratamento conservador, em seguida, a cirurgia também é uma opção.

Conheça nossos e-books: